Curvature blindness

Foi encontrada uma ilusão óptica nova, ou pelo menos não documentada. Designada “cegueira para a curvatura”, quando olhamos para a imagem pensamos ver pares de linhas com curvaturas distintas, com uma das tipologias a ziguezaguear ao atravessar o fundo cinza. Mas, na verdade, todas as curvas são iguais: trata-se sempre da mesma onda sinusoidal.

Sobre os fundos negro e branco observamos, desde logo, uma diferença: quando a linha que descreve a curva se mantém na mesma cor, mudando de cor apenas no ponto médio, observamos claramente a curvatura; quando muda de cor a partir da cúspide (o ponto de inflexão) parece-nos já ligeiramente angulosa.
Kohske Takahashi, o psicólogo que agora efectuou a primeira descrição desta ilusão, sugere que tal se deva a uma provável opção do processamento visual a favor do vértice, quando confrontado com uma curvatura ambígua:

Os mecanismos subjacentes à percepção da curva suave e os dos ângulos obtusos estão a competir uns com os outros de um modo desequilibrado e as percepções do ângulo podem ser dominantes no sistema visual.

Ao observamos as curvas individualmente, percebemos imediatamente o efeito óptico. No entanto, perdemos a capacidade de discernir a curvatura sobre o fundo cinza, o que indicia que é importante para o efeito ilusório que as cores da curva variem entre tonalidades mais claras e mais escuras do que este.

.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s